No último dia 17 de março, a professora Sandra Maria Barbosa Durães, vinculada ao Departamento de Medicina Clínica na área de Dermatologia da Universidade Federal Fluminense, foi nomeada como Coordenadora Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação no Departamento de Doenças Transmissíveis da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente.

A Coordenação, criada em 2011, tem o objetivo de combater doenças como hanseníase, esquistossomose, filariose linfática, geohelmintíases, oncocercose e tracoma e conscientizar a população através de ações de enfrentamentos às endemias referentes a essas enfermidades.

Formada em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1989, Sandra Maria Barbosa Durães dedicou seu mestrado, doutorado e vida profissional a estudos sobre hanseníase, doença infecciosa transmissível e de evolução crônica, que afetou mais de 17 mil brasileiros no último ano, segundo dados levantados pelo Ministério da Saúde. A professora dermatologista também é coordenadora do Ambulatório de Hanseníase do Hospital Universitário Antônio Pedro e se tornou chefe do Departamento de Medicina da UFF em 2021.

O Ministério da Saúde, em conjunto com a Coordenação Geral de Vigilância das Doenças em Eliminação, visa o controle dessas infecções por meio de planejamento e implementações de controle em nível nacional, aconselhando os estados e municípios a partir de análises e da capacitação de profissionais dos centros de referência.

Sandra Maria Barbosa Durães, professora de Dermatologia da UFF
Translate »