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Graduação

Curso de Graduação

Professora Dra. Claudete Aparecida Araújo Cardoso

Coordenador do Curso

A Universidade Federal Fluminense é uma das 10 maiores universidades brasileiras, segundo ranking divulgado em 2014 pela CWUR (Center for World University Rankings).

O Curso de Graduação em Medicina, um dos mais tradicionais da Universidade Federal Fluminense, apresenta-se como o curso com o maior número de alunos da área da Saúde e, neste indicativo, entre os três maiores cursos da UFF.

Informações completas de acesso à graduação no link: uff.br/medicina

Com evasão extremamente baixa, apresenta o melhor índice na TSG (Taxa de Sucesso na Graduação), o que o coloca como o curso que mais contribui para a matriz orçamentária utilizando-se este indicador – cerca de 15% (quinze por cento). Além disso, coloca-se entre os cursos com a maior relação candidato/vaga no Concurso Vestibular dentre os cursos da UFF e dentre os cursos congêneres das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.

Atualmente, o corpo discente, com cerca de mil alunos, representa, segundo os mais recentes relatórios da PROPLAN/PLI, em torno de 5% dos alunos matriculados na UFF.


Modelo Curricular e Formação

As sucessivas modificações processadas no sistema de saúde, em particular ao que concerne aos cuidados básicos em saúde, determinaram a necessária atualização dos currículos das escolas médicas. Este novo modelo visa os alcances dos objetivos coerentes com a realidade, através da elaboração de estudos e planejamentos realmente eficazes.

Além disso, ele inclui a necessidade de uma grande revalorização da interação ser humano / sociedade / meio ambiente na formação integral do médico, de tal forma que ao final do curso o recém-formado possa atender às necessidades básicas de uma população, desempenhando tarefas e cuidados primordiais de promoção, prevenção, cura e reabilitação.

A proposta é baseada em um modelo com quatro programas independentes e integrados:

  • Programa Teórico-Demonstrativo (PTD)
  • Programa Prático-Conceitual (PPC)
  • Programa de Internato (PI)
  • Programa de Iniciação Científica (PINC)

O Programa de Iniciação Científica se desenvolve como elemento de formação distribuído paralelamente aos programas supracitados. Neste programa estrutura-se uma base de caráter obrigatório no Programa Prático Conceitual, complementada por atividade de natureza inicialmente optativa as quais, no futuro, deverão agregar-se definitivamente ao corpo curricular. Esta base e seus complementos culminarão com a apresentação do Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso.

O nosso modelo curricular representa a busca por uma integração de eixos, nos sentido horizontal e vertical. No eixo horizontal, temos o avanço progressivo na complexidade das matérias, enquanto no eixo vertical temos a integração entre a formação científica e o treinamento das habilidades práticas.


Estrutura e Órgãos Colegiados

Estes Programas são compostos por disciplinas trabalhadas por professores de diversos Departamentos de Ensino, vinculados a diversas Unidades: o Instituto Biomédico, o Instituto de Biologia, o Instituto de Saúde Coletiva e a Faculdade de Medicina.

O Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) é o grande campo de ensino de seu curso.

Cabe à Coordenação do Curso o elo entre estas instâncias e o Colegiado de Curso. O Colegiado de Curso é composto por representantes de Departamentos de Ensino, cujos professores integram o corpo docente e ainda por alunos indicados pelo Diretório Acadêmico.

A Coordenação de Curso é o órgão responsável pela execução das deliberações do Colegiado de Curso e pelo cumprimento e fiscalização das normas estabelecidas pelo regulamento dos Cursos de Graduação, além de outras determinações oriundas as Administração Central e dos Conselhos Superiores.

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