Graduação
Curso de Graduação
Professora Dra. Claudete Aparecida Araújo Cardoso
Coordenador do Curso
A Universidade Federal Fluminense é uma das 10 maiores universidades brasileiras, segundo ranking divulgado em 2014 pela CWUR (Center for World University Rankings).
O Curso de Graduação em Medicina, um dos mais tradicionais da Universidade Federal Fluminense, apresenta-se como o curso com o maior número de alunos da área da Saúde e, neste indicativo, entre os três maiores cursos da UFF.
Informações completas de acesso à graduação no link: uff.br/medicina
Com evasão extremamente baixa, apresenta o melhor índice na TSG (Taxa de Sucesso na Graduação), o que o coloca como o curso que mais contribui para a matriz orçamentária utilizando-se este indicador – cerca de 15% (quinze por cento). Além disso, coloca-se entre os cursos com a maior relação candidato/vaga no Concurso Vestibular dentre os cursos da UFF e dentre os cursos congêneres das universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, o corpo discente, com cerca de mil alunos, representa, segundo os mais recentes relatórios da PROPLAN/PLI, em torno de 5% dos alunos matriculados na UFF.
Modelo Curricular e Formação
As sucessivas modificações processadas no sistema de saúde, em particular ao que concerne aos cuidados básicos em saúde, determinaram a necessária atualização dos currículos das escolas médicas. Este novo modelo visa os alcances dos objetivos coerentes com a realidade, através da elaboração de estudos e planejamentos realmente eficazes.
Além disso, ele inclui a necessidade de uma grande revalorização da interação ser humano / sociedade / meio ambiente na formação integral do médico, de tal forma que ao final do curso o recém-formado possa atender às necessidades básicas de uma população, desempenhando tarefas e cuidados primordiais de promoção, prevenção, cura e reabilitação.
A proposta é baseada em um modelo com quatro programas independentes e integrados:
- Programa Teórico-Demonstrativo (PTD)
- Programa Prático-Conceitual (PPC)
- Programa de Internato (PI)
- Programa de Iniciação Científica (PINC)
O Programa de Iniciação Científica se desenvolve como elemento de formação distribuído paralelamente aos programas supracitados. Neste programa estrutura-se uma base de caráter obrigatório no Programa Prático Conceitual, complementada por atividade de natureza inicialmente optativa as quais, no futuro, deverão agregar-se definitivamente ao corpo curricular. Esta base e seus complementos culminarão com a apresentação do Trabalho Monográfico de Conclusão do Curso.
O nosso modelo curricular representa a busca por uma integração de eixos, nos sentido horizontal e vertical. No eixo horizontal, temos o avanço progressivo na complexidade das matérias, enquanto no eixo vertical temos a integração entre a formação científica e o treinamento das habilidades práticas.
Estrutura e Órgãos Colegiados
Estes Programas são compostos por disciplinas trabalhadas por professores de diversos Departamentos de Ensino, vinculados a diversas Unidades: o Instituto Biomédico, o Instituto de Biologia, o Instituto de Saúde Coletiva e a Faculdade de Medicina.
O Hospital Universitário Antonio Pedro (HUAP) é o grande campo de ensino de seu curso.
Cabe à Coordenação do Curso o elo entre estas instâncias e o Colegiado de Curso. O Colegiado de Curso é composto por representantes de Departamentos de Ensino, cujos professores integram o corpo docente e ainda por alunos indicados pelo Diretório Acadêmico.
A Coordenação de Curso é o órgão responsável pela execução das deliberações do Colegiado de Curso e pelo cumprimento e fiscalização das normas estabelecidas pelo regulamento dos Cursos de Graduação, além de outras determinações oriundas as Administração Central e dos Conselhos Superiores.